Willie Nelson escreveu canções para pagar dívidas fiscais

Who’ll Buy My Memories? (The I.R.S. Tapes), foi um álbum escrito e interpretado por Willie Nelson como parte de um acordo incomum, com o governo,  para pagar a dívida de imposto.
Os problemas fiscais de Nelson acompanharam-no ao longo da sua carreira. Depois de uma longa investigação, o total da dívida, com juros e multas ultrapassou os 16 milhões de dólares, mas o advogado conseguiu negociar um montante de 6 milhões. Mesmo assim Nelson não tinha o dinheiro para pagar a dívida negociada.

Em 1990, os agentes federais invadiram a casa de Nelson e apreenderam tudo, exceto, Trigger, a guitarra favorita de Nelson, que a sua filha, Lana, tinha tirado antecipadamente de casa.
Nelson perdeu tudo, incluindo o seu Pedernales Country Club and Recordind Studio, o rancho Dripping Springs, vinte outras propriedades em quatro estados e a maioria de seus instrumentos, gravações e memorabilia. Amigos e fãs vieram em  seu auxílio e pagaram o resgate da propriedade que incluía a casa.
Em 1984, Nelson, assessorado pela Price Waterhouse, efetuou uma dedução para investimento de 600.000 dólares. A dedução foi anulado e Nelson e o fisco calculou o imposto subtraído em 6 anos, no montante de 6 milhões, acrescendo mais 10 milhões de juros e multas.
As apreensões do fisco, em 1990, destinavam-se a a colocar todos os bens em leilão. No entanto, a Receita Federal teve um “comportamento sentimental” e no último minuto permitiu que Nelson comprasse, por uns meros $ 7.000,  cartazes, instrumentos musicais, discos de platina e ouro e outros itens sentimentais.
O produto dos leitões representou uma pequena fração da dívida de Nelson. As partes chegaram, então a um compromisso bastante incomum : Nelson iria lançar um álbum de compilação e iria partilhar as receitas com IRS. O álbum, “Who’ll Buy My Memories? (The I.R.S. Tapes)”, foi escrito completamente por Nelson que o gravou com a sua guitarra Trigger.
O álbum poderia ser comprado pelo telefone por $19,95. Desse total, cerca de metade, $9,95, foi para a empresa de telemarketing que promovia o álbum, $1,60 para cobrir outras despesas relacionadas com álbum e $2,49 para a Sony Records. Nelson recebeu $6 a partir da venda de cada álbum: $3 foi para a Receita Federal para pagar a dívida existente, $1 entrou em um fundo para pagar a ação de Nelson contra a Price Waterhouse e $2 passou para pagar o imposto que seria gerado com a venda do próprio álbum.
O álbum não foi um grande sucesso. A Receita Federal só recolheu 3,6 milhões dólar das vendas do álbum. No entanto, por essa altura, Nelson tinha resolvido sua ação com a Price Waterhouse e com outros projetos em andamento, foi capaz de pagar sua dívida completamente em poucos anos.
Um porta-voz disse IRS sobre o acordo na época: Nós tentamos trabalhar com os contribuintes ... E se tivermos que chegar a algum plano de pagamento criativo , isso é o que vamos fazer, porque é no melhor interesse de todos.
Fonte: Forbes

Sem comentários:

Enviar um comentário